sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Festa Branca de Neve (1 ano) - Comidas


Voltando à festa da Bia...
Eu tinha que economizar na comida também, mas acho que festa com salgadinho requentado é terrível! E eu que não ia ficar na cozinha fritando coxinha, né? Então, lá fomos nós (eu + família) fazer as comidas.
A Rafaela, a irmã gourmet, fez o bolo (de chocolate com trufa de maracujá) e os cupcakes para dar de lembrancinha (de baunilha com recheio de chocolate). A minha sogra fez os brigadeiros (sério, é o melhor brigadeiro do mundo!) e uns docinhos de coco que ela enfeitou pra parecer maçazinhas. E eu decidi que iria fazer docinhos: bombom de uva e de morango, caixinhas de mousse de maracujá e limão e tacinhas de torta de bombom.

 
E lá fui eu, feliz e contente. Comprei chocolate garoto (do bom!), forminhas pra fazer as caixinhas e até uma espátula pra ficar tudo certo. Pesquisei na internet, em milhares de sites, e achei que ia ser fácil fácil fazer tudo.
...
Dois dias, três quilos de chocolate e muita sujeira depois... tudo que eu tinha era um tanto de chocolate inutilizável. Corri na Cacau Show, comprei os copinhos de chocolate, recheei com mousse de limão e com o que sobrou da trufa de maracujá que minha irmã recheou o bolo. Desisti dos bombons de fruta, porque o chocolate simplesmente endurecia e eu não conseguia banhar. As tacinhas de bombom deram certo, e ficaram deliciosas (pelo menos elas, né?). Doce definitivamente não é a minha praia!!!

Mas da parte salgada eu entendo. O cardápio foi: cachorro-quente, pão de queijo, filé com mostarda na panhoquinha italiana e pasta de frango com maçã na barquete. Sucesso total! Não sobrou nada pra contar história!

Então, segue a receita do Filé com mostarda. A panhoca eu comprei na Pães e Vinhos, no início do Lago Norte (tem que encomendar).
 
Filé com mostarda
Ingredientes
- 1 peça de filé mignon (cerca de 1,5 kg)
- margarina culinária
- 1 cebola bem picadinha ou ralada
- 1 col sopa bem cheia de farinha
- 1 litro de leite
- 1 caixinha de creme de leite (opcional)
- 1 vidro grande de mostarda
- 1 vidro de mostarda dijon
 Modo de preparo
- Coloque o filé mignon no freezer por algumas horas, só pra ficar mais fácil de cortar. Corte em cubos beeeem pequenos.
- Em uma panela, coloque manteiga pra derreter e adicione os cubinhos de filé. Frite até deixar dourado e sequinho. Reserve.
- Em outra panela, derreta um pouco de margarina, adicione a cebola e, assim que dourar, coloque a farinha. Vai virar uma massinha grudenta.
- Adicione, aos poucos, o leite, mexendo o tempo todo pra não empelotar. Se quiser, depois do leite, adicione o creme de leite (aqui em casa não coloquei porque tem uma galera que passa mal)
- Depois, coloque a mostarda. O ideal era fazer tudo com uma mostarda dijon ou alguma mais legal, mas fica caro, né? Então, coloquei da mostarda comum e dei um toque com a dijon.
- Agora, é só misturar com a carne e servir. Delícia!

Pra terminar, fotos da Bia batendo um papinho com a girafa que ela ganhou dos amigos Claiton (fotógrafo-surpresa), Eliane, Clarinha e Ana (que veio ainda na barriga e nasceu uma semana depois da festa).


Nenhum comentário:

Postar um comentário